A impressão offset é a técnica de impressão industrial dominante, usada para imprimir uma ampla gama de produtos, como cartões, artigos de papelaria, folhetos, brochuras, revistas e livros. Também pode ser usado para embalagens como caixas.
Como funciona a impressão em offset
O nome completo do processo de impressão offset é litografia offset. Cada um dos termos descreve parte do processo:
A litografia é um processo de impressão no qual a área da imagem e a área da não imagem coexistem no mesmo plano. Isso significa que a superfície da qual você imprime é totalmente plana. Isso é viável por causa de um princípio químico muito útil: a tinta de impressão offset é uma substância oleosa, o que significa que repele a água. Se você puder criar uma superfície na qual algumas partes contenham uma fina camada de água, essas áreas irão repelir a tinta. As áreas da imagem precisam ser lipofílicas (ou oleofílicas) - elas aceitam tinta - enquanto as áreas não imprimíveis precisam ser hidrofílicas - elas são repelentes ao óleo e receptivas à água.
Algumas impressoras litográficas offset não usam um sistema de umedecimento à base de água, mas sim placas de impressão nas quais uma camada de silicone repele a tinta. Elas são chamadas de impressoras offset a seco ou offset sem água.
Offset refere-se ao fato de que a imagem não é transferida de uma chapa de impressão litográfica para uma folha de papel. Em vez disso, a imagem com tinta é transferida (ou deslocada) da superfície de impressão para uma manta de borracha e, em seguida, para a superfície de impressão. O processo pode ser usado para imprimir em papel, papelão, plástico ou outros materiais, mas estes devem ter uma superfície plana.