O que você precisa saber na hora de desenvolver seu design gráfico.

Aplicativos / Softwares

Procure trabalhar com programas específicos e direcionados para a área gráfica de pré-impressão como: Illustrator, Indesign, Photoshop, Corel Draw.

Não utilize programas como, Word, Power Point, Excel, pois são voltados para as áreas administrativas e/ou controle de uma empresa, o que tendem a prejudicar o trabalho gráfico.

Arquivos Aberto

Veja o que você não pode esquecer ao enviar um arquivo aberto.

O envio de arquivos abertos ainda é muito comum, porém sempre é preciso tomar alguns cuidados para não ter nenhum transtorno quando esse arquivo for aberto na pré-impressão.

Geralmente, alguns problemas estão relacionados com esse tipo de arquivo, problemas esses que, às vezes, podem comprometer a qualidade do impresso final, assim como o prazo de entrega do mesmo. Para evitar certos aborrecimentos, é sempre importante fazer uma pré-checagem em seu arquivo para tentar minimizar as chances de ter algum problema futuro.

O processo de reunir todos esses vínculos (que podem chegar a algumas centenas) dependendo da complexidade e da quantidade de elementos utilizados na página, é geralmente muito trabalhoso. A penalidade pelo esquecimento do envio de um único vínculo ou fonte, no mínimo, vai fazer com que a impressão no birô atrase. Nos piores casos, se este esquecimento não for detectado, toda a impressão na gráfica será perdida.

Importante você fazer um check-list antes de enviar seu PDF-X4, verifique se as fontes estão embutidas, imagens em CMYK, se os textos em PRETO não estão nas 4 cores, pois a utilização de quadricromia para textos em preto irá prejudicar o registro na impressão, utilize somente PRETO 100%. Se caso o material tiver dobra verificar se as mesmas não vão encavalar é importante dar os descontos corretos.

Arquivo aberto é aquele em seu programa de criação nativo, como por exemplo, Corel Draw, IIustrador, Indesign, Photoshop, etc.
Esse arquivo é dependente de todo conteúdo usado na elaboração do projeto gráfico, tal como, fontes, imagens (vínculos), ilustrações e etc.

Esse tipo de arquivo é definido como aberto por estes motivos, ou seja, é um arquivo dependente de todas as partes que o compõem, possibilitando, assim que a pré-impressão possa editá-lo sem nenhum problema.

Em outras palavras, o arquivo aberto é todo aquele que pode ser manipulado, alterado, e/ou modificado por estar no formato em que o mesmo foi criado.