Ao iniciar um projeto de impressão, é importante saber o tipo de papel que você gostaria de usar. Ao escolher um papel, você deve considerar o revestimento, se houver, pois ele determinará a aparência e o aspecto final da sua peça impressa.
Mas qual é a diferença entre papel revestido e não revestido?
Durante a fabricação, todo o papel começa sem revestimento.
O material de papel não revestido é bastante absorvente devido à sua superfície porosa e, portanto, absorve mais tinta. Muitas vezes chamado de papel Off-set, esse tipo de papel costuma ser usado para materiais impressos que precisam ser escritos em pastas de trabalho, papéis timbrados, envelopes e assim por diante. Também oferece uma aparência mais “natural”, “porosa” para a sua peça impressa. Devido à maior absorção de tinta no papel, em comparação com os papéis revestidos, as cores terão uma aparência diferente.
Um revestimento é aplicado ao papel durante o processo de fabricação, com as opções mais comuns de revestimento sendo brilhante, fosco ou seda. O revestimento no papel cria uma superfície menos porosa, o que significa que a tinta permanece sobre o papel, oferecendo um acabamento mais suave e brilhante. Muitas vezes chamado de papel de arte, esse tipo de papel é frequentemente usado em revistas ou em qualquer projeto de impressão que ofereça imagens e elementos de design, pois oferece detalhes mais nítidos.
Existem revestimentos adicionais que podem ser aplicados ao seu projeto após a impressão para oferecer outros efeitos. Muitas vezes, para capas de revistas, pastas de apresentação e assim por diante, podemos adicionar um verniz com reserva brilhante, laminação brilho ou fosca e diversos outros acabamentos para seu impresso.